História

   A Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas no Estado do Rio de Janeiro-ABEA-RJ foi criada em 19 de março de 2007. É integrada à ABEA Nacional, primeira entidade a congregar mulheres Engenheiras e Arquitetas. Foi pioneira na discussão da inserção da mulher Engenheira e Arquiteta no trabalho profissional, rompendo barreiras e desafiando preconceitos.

 

   A fundação em 1937, no Rio de Janeiro, constituiu-se em um marco da atuação das mulheres na vida sóciopolítica. As pioneiras na formação da ABEA representam grandes conquistas no campo da Engenharia e Arquitetura. Na liderança de Carmen Velasco Portinho e acompanhada de Berta Chnaiderman Leitchic, Déa Torres Paranhos, Antonieta Paladino Lobão dos Santos, Elza Pinho Osborne, Ila Schueler de Alencar Araripe, Lycia Dantas Leite, Kimiye Hachiya Osório, Maria Helena Ferreira de Souza Coelho, Marina Brazilea Aranha Miranda e Nair Saraiva Pache ousaram vencer. 

   Nos recentes mandatos, destaca-se a significativa atuação da ex-Presidente Duaia Vargas da Silveira. À frente da ABEA Nacional, ela tem desenvolvido importante papel de conscientização e valorização profissional. A ABEA-RJ recebeu da ABEA Nacional, em seu quadro associativo, sócias expressivas na construção da Engenharia e Arquitetura.

 

    A ABEA-RJ está se renovando e traz discussões sobre a mulher e sua atuação no mercado de trabalho, ideias para o desenvolvimento do País, de atualização profissional, entre outras propostas. 

   

   Venha para a ABEA-RJ. Associe-se!

Associação Brasileira de Arquitetas e Engenheiras do Rio de Janeiro | ABEA-RJ

Avenida Rio Branco 133 22º andar | (21) 98327-1950 | abea.rj4@gmail.com 

  • Facebook Black Round
  • Instagram - Black Circle